segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Acabe com a dor de cabeça crônica


Descubra qual o tratamento e a prevenção para o seu tipo de dor de cabeça

 
Segundo o neurocirurgião Alexandre C. do Amaral, diretor-médico do Centro Multidisciplinar da Dor, no Rio de Janeiro, há mais de 150 tipos de dor de cabeça. A seguir, ele ensina você a prevenir, cuidar e combater os três mais comuns dele. Mas não custa lembrar: para ter certeza sobre seu diagnóstico, visite seu médico.

Enxaqueca

Provoca dor latejante, de moderada a intensa, geralmente de um lado da cabeça. Causa enjoo, aumenta a sensibilidade à luz e piora com esforço físico.

Causas
Variam de pessoa a pessoa. Podem ser alergias alimentares, estresse, depressão, poucas horas de sono, jejum prolongado, mudanças climáticas e ingestão de álcool. Também há fatores hereditários.

Tratamento
Dieta, remédios moduladores (atuam nas vias neurológicas que enviam a dor ao cérebro) e antidepressivos.

Prevenção
Atividade física regular, hábitos mais saudáveis e técnicas de relaxamento (como ouvir música, praticar ioga ou até mesmo fazer uma caminhada).

Tensional

Dá a sensação de pressão em volta da cabeça, que se espalha pelo pescoço. Diferentemente da enxaqueca, a intensidade da dor é de fraca a moderada.

Causas
São diversas possibilidades. Entre elas estão: estresse, ansiedade, longos períodos na mesma posição, má postura, flexão lateral do pescoço prolongada (segurar o fone com o ombro) e tensão nos olhos.

Tratamento
Praticar atividade física regularmente, fazer acupuntura e fisioterapia manual.

Prevenção
Se você costuma ficar na mesma posição por longos períodos, interrompa o processo e se alongue, obrigatoriamente, a cada hora. Procure aliviar o estresse com técnicas de relaxamento.

Crônica diária

Conhecida como cefaleia diária, tem sintomas parecidos com a dor tensional. É persistente: aparece ao menos 15 dias ao mês.

Causas
A principal é o abuso de analgésicos. Ingerir dois comprimidos ou mais ao dia - duas vezes na semana por três meses - é suficiente para transformar a dor casual em crônica.

Tratamento
Primeiro, interrompa o uso abusivo de analgésicos. Em geral, especialistas receitam moduladores da dor, além de acupuntura, ótima aliada ao tratamento.

Prevenção
Não ingerir analgésicos por conta própria, ter boa noite de sono, evitar bebida alcoólica e abuso de cafeína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário