sábado, 12 de novembro de 2011

JESUS E O CUMPRIMENTO DA LEI

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Mt 5: 17

Quando terminou a sua preleção sobre a postura do cristão em relação ao mundo, Jesus começa a falar de um outro princípio muito importante para que o ser humano possa buscar a satisfação plena para a sua vida. Veja bem, Jesus afirma que o homem só pode ser feliz se evidenciar aquelas oito virtudes em sua vida (Mt 5: 3-12). Mas para que essas oito virtudes se manifestem na sua vida é necessário ter uma postura e atitudes que confirmem essas virtudes no seu modo de vida (Mt 5: 13-16). Contudo, para que uma pessoa possa tomar uma postura de discípulo de Cristo é necessário conhecer e se submeter aos valores que norteiam a sua vida.
Em Mateus 5: 17-20, Jesus faz uma observação muito importante para os seus ouvintes: Para se submeter a esses valores é necessário se submeter ao senhorio de Cristo. O que isto quer dizer? Jesus usa a palavra lei nesta explanação. O sentido desta palavra no texto foca princípios, regras, preceitos que devem não somente ser obedecidos, mas devem estar incorporados no meu estilo de vida. Não são simples regras como as leis do trânsito, o código penal, as regras internas de uma instituição ou governo, mas são valores absolutos sob qualquer outra lei humana.
Entretanto, a pergunta que se faz é: por que Jesus disse que não veio revogar a Lei ou os Profetas, mas veio para cumpri-las? Têm-se duas respostas para essa pergunta. Em primeiro lugar, nos textos a diante (Mt 5: 21-26; 27-32; 33-37; 38-42; 42-48) Jesus faz a exposição de algumas leis registradas no Antigo Testamento e sempre usa as seguintes expressões: ouvistes o que foi dito... eu porém vos digo.
Para que os seus ouvintes não achassem que ele estava cancelando a Lei da Torá (as leis dadas por Deus a Moises registrados nos cinco primeiros livros da Bíblia), ele diz eu não vim cancelar ou revogar, retirar, contrariar a Lei, mas eu vim para cumpri-las. Jesus se coloca como um modelo único a ser seguido neste momento. Ele obedeceu todas as leis (leis religiosas, civis e jurídicas) Jesus foi extremamente ético e o único que nunca transgrediu uma lei.
O princípio aplicado aqui é que devemos obedecer às leis estabelecidas por Deus. Devemos lembrar que a lei nada mais é do que a vontade e o desejo de Deus para nós. Se eu procuro obedecer à lei, eu estou satisfazendo a vontade de Deus. Por isso que Jesus estabelece este princípio. O ponto central do nosso relacionamento com Deus é agradá-lo.
Contudo, em segundo lugar, esta frase de Jesus também se aplica outro princípio: Jesus cumpriu a Lei e Ele é o cumprimento da Lei e dos Profetas. O que quer dizer isto? Isaías profetizou sobre a vinda do Salvador falando de sua humildade e da sua obediencia a sua missão (Is 50, 53). Pedro em sua epístola, dá testemunho da obediencia de Jesus como sendo a autenticação e a confirmação da sua obra redentora para nos salvar da condenação eterna.
O que devemos destacar neste ponto é que não se pode obedecer às leis de Deus sem ter a graça de Cristo sobre a sua vida. Para satisfazer a Deus é necessário aceitar Cristo como Senhor da sua vida e aquele que te conduz ao Pai para amar os seus preceitos e mandamentos. Se Cristo não te alcançar com a sua graça então a busca pelo cumprimento da lei é vã. Obedecer a Lei sem se submeter a Cristo é uma atitude de egoísmo e incredulidade. Quem não ama a Cristo, não ama a Deus e a sua Lei. Só podemos ter comunhão com o Pai através de seu Filho Jesus e esse é um princípio inegociável.
As pessoas dizem que o período da Lei foi no Antigo Testamento e que depois de Cristo prevalece somente a graça. Este princípio é errado e contrário a palavra de Deus. E neste texto de Mt 5: 17-20, Jesus condena esta afirmação quando diz: Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.Isto significa que a graça de Deus sempre esteve presente tanto na antiga aliança quanto na nova aliança. A Lei também sempre se fez presente na antiga aliança como na nova aliança. Quando Davi pecou contra Deus cometendo adultério, ele merecia a morte por apedrejamento, mas Deus não o puniu com a morte, ele foi poupado e perdoado por Deus por causa de sua graça. Paulo em sua primeira carta a Timóteo fala que a Lei de Deus deve ser cumprida tendo ela o efeito de abençoar os que amam a Deus e condenar os que rejeitam a Deus (1Tm 1: 3-7).
O resumo de tudo isto é: Cristo é o exemplo de obediencia a ser imitado e só se pode obedecer a Deus se nos submetermos a Cristo. Sem Cristo em nossa vida é impossível satisfazer a Deus. Somente pela graça podemos amar e obedecer a Deus. Jesus faz a análise de diversas leis para exemplificar a prática da obediência a Deus. Nas próximas meditações estaremos analisando cada lei explanada por Jesus em seu sermão. Que o nosso alvo seja a obediência e o amor aos preceitos de Deus. Amém.

http://pensecomocristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário