terça-feira, 8 de novembro de 2011

Hepatite é assunto sério !!


Então vamos lá falar de hepatite?

O que  é Hepatite?
A hepatite é a inflamação do fígado. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D. Existe, ainda, o vírus E, mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Como se pega:  Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, relação sexual, amamentação, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Prevenção:
Evitar a doença é muito fácil. Basta tomar as três doses da vacina, usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos uso de drogas, confecção de tatuagem, e colocação de piercings. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (0800 61 1997).
Além disso, a toda mulher grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar a hepatites, a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. Em caso positivo, é necessário seguir todas as recomendações médicas, inclusive sobre o tipo de parto e a não amamentação.

Diagnóstico: Através de um simples exame de sangue.

Sintomas: 
Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. Mas, quando os sintomas aparecem, estes podem ser:

Febre
Vômitos
Fraqueza
Perda de apetite
Mal-estar
Urina escura (cor de café)
Dor abdominal
Icterícia (olhos e pele amarelados)
Enjôo/náuseas
Fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário