quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dicas, O uso consciente do cartão de credito.


O uso consciente do cartão traz uma série de benefícios para os consumidores e os estabelecimentos tais como praticidade, segurança, controle e possibilidade de parcelamento.


Aqui estão algumas dicas:

seu cartão de débito
Ao utilizar cartão de débito como forma de pagamento, o valor da compra será debitado diretamente da conta corrente. A transação é autorizada mediante a digitação da senha de conta corrente e desde que haja saldo disponível em conta no momento da transação.


seu cartão de crédito
Ao utilizar cartão de crédito, o valor total da compra não deve ultrapassar o limite de crédito disponível, mesmo que a compra seja parcelada.  As despesas poderão ser acompanhadas através da fatura mensal do cartão.

cartão sem chip
No caso de pagamento com cartão de crédito sem chip, é necessária a assinatura no comprovante de compra e apresentar um documento de identificação com foto.

controle dos gastos
Guarde sempre os comprovantes de suas compras. Para evitar sustos e não estourar o orçamento some-os sempre para saber o quanto já gastou no mês. Não se esqueça de incluir os gastos com compras parceladas.

faça as contas
Antes de realizar qualquer compra, à vista ou parcelada, faça as contas e verifique se o valor está dentro do seu orçamento naquele momento.

ao pagar a fatura
Prefira sempre pagar o valor integral da fatura. Assim, você evita os juros na próxima fatura.

perda e roubo do cartão
Em caso de perda ou roubo de seu cartão, entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento do seu cartão.

confira a fatura
Confira sempre a fatura de seu cartão. Caso não reconheça alguma despesa, entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento do seu cartão.

cuidados com o cartão
- Assinar no local indicado, imediatamente após o recebimento.
- Mantê-lo em local seguro e não emprestá-lo a terceiros.
- Não amassar, dobrar ou deixá-lo próximo a campos magnéticos ou aparelhos eletrônicos.
- No caso de substituição do cartão, inutilizar o anterior.



cuidados com a senha
- A senha é individual e intransferível, deve ser memorizada e mantida em sigilo absoluto.
- Atenção com as pessoas estranhas ao seu redor, ao digitar a senha.
- Para sua segurança, não escolha senhas combinações numéricas que possam ser identificadas por terceiros com facilidade, como datas de nascimento e números de documentos, entre outros.

ao viajar
Antes de viajar, não se esqueça de avisar o gerente de sua conta. Isto evita possíveis bloqueios do cartão por suspeita de fraude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário