sábado, 4 de fevereiro de 2012

HACKERS VOLTAM A ATACAR SITES DE BANCOS

Ação foi intensificada ontem e até o Banco Central virou alvo; grupo diz que ataque aos sites de bancos acabou

OS hackers que se denominam do grupo Anonymous continuaram ontem com a onda de ataques cibernéticos. Eles disseram ter causado instabilidade nas páginas do Banco Central; dos bancos Panamericano, BMG e Citibank,; da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e das empresas de cartões Cielo e Redecard.

As operações não foram isoladas e fazem parte da #OpWeeksPayment, algo como operação semana de pagamento, por esta ser a semana em que os salários são pagos. Antes, os sites do Itaú, Bradesco, do Banco do Brasil e do HSBC já haviam sido alvos do grupo. Os bancos e os outros sites atingidos negam a ação dos hackers e dizem que as páginas saíram do ar por causa de uma sobrecarga na quantidade de acessos. Em nota, o Banco Central também ressaltou que não foram afetados os sistemas ou transações do banco.

Em contato com o Estado, o grupo que promove os ataques afirmou ter intensificado as ações contra as instituições financeiras ontem porque era o último dia da operação #OpWeeksPayment. A #OpWeeksPayment se encerra hoje (ontem), mas iremos prosseguir com o movimento Anonymous, isso nunca irá parar.

Temos novas operações que serão realizadas nos próximos dias, afirmou o grupo por e-mail.
Os hackers já afirmaram que o objetivo dos ataques é afetar a população, que é muito acomodada. Os ataques da semana anterior - a sites vinculados a governos - não surtiram muito efeito, segundo o grupo . Irão nos conhecer pelo amor ou pela dor, disse o hacker Bile Day esta semana em outra entrevista. Nós nos posicionamos contra corrupção, desigualdade, etc.

O grupo Anonymous ocupa o noticiário com frequência desde 2011, quando invadiu a PlayStation Network, do console da Sony, e atacou sites de governos e grandes instituições, como a Central de Inteligência Americana (CIA). Nos últimos dias, o grupo atacou alguns sites em protesto aos projetos de lei antipirataria americanos e ao fechamento do site de compartilhamento Megaupload.

Em grupo. Nos ataques, usa-se o método da distribuição de ataque por negação do serviço (DDoS, na sigla em inglês) para tirar um site do ar. Assim, bombardeia-se uma página com milhões de acesso simultâneos até que ele fique lento e inacessível. Isso pode ser feito por meio de inúmeros computadores infectados, que poderiam ser programados para acessar um site ao mesmo tempo, ou pela invasão em grandes servidores.
Nesse tipo de ataque, a intenção não é roubar dados ou dinheiro dos usuários ou correntistas de bancos.

faxaju.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário