segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cursos gratuitos!


CAMP Pinheiros oferece qualificação gratuita para jovens em diversas áreas de formação


Hoje, muitas vagas não são preenchidas no mercado de trabalho em razão da carência de mão de obra qualificada. A situação, entretanto, seria ainda mais grave não fosse o trabalho gratuito desenvolvido por algumas instituições não governamentais.

A Associação Paulista de Apoio a Família (APAF), por exemplo, seleciona, até 7 de março, mulheres, a partir dos 16 anos e com, no mínimo, a sexta-série do ensino fundamental, interessadas em participar do curso de Recepção e Atendimento Telefônico, oferecido em sua sede, em São Paulo.
O objetivo do curso, que disponibiliza 30 vagas, é capacitar para atuação na área de recepção (presencial ou telefônica) das empresas. Todo material didático, professores e certificados são fornecidos pelo SENAC São Paulo.

Além das habilidades técnicas relacionadas à área de atuação, serão elaborados currículos para as alunas com posterior encaminhamento para participação em processos seletivos de empresas parceiras e mantenedoras.
Habilidades comportamentais também serão valorizadas durante o curso, que terá início no dia 12 de março com conclusão prevista para 10 de julho, ocorrendo de segunda a quarta-feira, das 13h30 às 16h30.

Primeiro emprego
Já o CAMP Pinheiros disponibiliza vagas para curso de qualificação profissional que prepara jovens aprendizes para o primeiro emprego em áreas diversas, entre as quais Administrativa, Bancária, Hoteleira e Alimentos e Bebidas.
O curso dura seis meses e, para realizar a inscrição, é necessário estar frequentando regularmente, no mínimo, a oitava série do ensino fundamental na rede pública de ensino e no período noturno; ser pertencente à família de baixa renda; ter idade de 15 a 22 anos; e residir em todas as regiões de São Paulo, mas, preferencialmente, na zona leste.

Os alunos que mais se destacam são direcionados para participação em processos seletivos e cerca de 80% deles têm sido inseridos no mercado de trabalho.
Por meio de palestras, eles são ainda orientados sobre as exigências do mundo do trabalho, tais como se portar em uma entrevista de emprego, dinâmicas e elaborar um currículo adequado.


Tecnologia da Informação
Enfim, o Students to Business (S2B), programa do SENAC São Paulo em parceria com a Microsoft, está com as inscrições abertas, até 13 de março, para jovens a partir de 16 anos que estejam cursando o ensino médio, o técnico, a graduação ou pós-graduação e com interesse em seguir a carreira em Tecnologia da Informação (TI).

O programa proporciona, ao todo, 84 horas de capacitação gratuita e são 700 vagas distribuídas nas mais de 20 unidades do SENAC em todo o Estado. “O aumento das unidades participantes facilita o acesso dos candidatos, que podem fazer o treinamento mais perto de casa. Isto estimula o interesse das empresas locais por esses profissionais juniores, avalia a coordenadora do Centro de Inovação Microsoft do Centro Universitário SENAC, Elizabeth Merlo.
O candidato ainda terá acesso a um treinamento on-line após efetuar a inscrição.

Para inscrever-se
Na APAF - Até 7 de março, das 9h às 15h, na Rua Avanhandava, 485 - Bela Vista/SP. Mais informações: (11) 3120-4639 ou e-mail cursos@apafsp.org.br
No CAMP Pinheiros – Dias 28 e 29 de fevereiro, das 9h às 16h, e dia 3 de março, das 8h às 11h, na Rua Cunha Gago, 470, Pinheiros.
No “Student to Business” – Até 13 de março, no site www.programas2b.com.br. Mais informações pelo e-mail centrodeinovacao@sp.senac.br ou telefone (11) 5682-7728.

Texto: Claudinei Nascimento
Foto: Liliane Lemma

Nenhum comentário:

Postar um comentário