sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Gráficos e mapas desenvolvidos pelos ‘hackers do bem’

Desenvolvedores criaram os programas com base em dados do governo

Alagamentos SP é um exemplo do trabalho dos 'hackers do bem'. Site registra os bairros com mais incidência de alagamentos na capital paulista Reprodução

RIO - Mesmo com as dificuldades, os “hackers do bem” - aqueles que criam programas, gráficos e mapas com base em dados do governo - já disponibilizam muitos exemplos de sites que podem ajudar os cidadãos a entender como o governo faz uso dos recursos.

Segue uma lista do que já foi feito por diferentes grupos:

- Para onde foi meu dinheiro?: Gráfico mostra como o governo gasta os recursos.

- Cidade Democrática: Página em que os internautas podem apontar problemas de suas cidades e também criar propostas para estes problemas.

- Onde Acontece?: Mapa com dados de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Com o projeto, um grupo de seis brasileiros derrotou cerca de 400 concorrentes da América Latina.

- Xerifes do DF: Mapa com a localização de cada uma das zonas eleitorais do Distrito Federal e quem foram os políticos mais votados em cada uma delas.

- Alagamentos SP: Mapa com as regiões que mais sofreram com alagamentos na capital paulista. Há informações de 2004 a 2011.

- Cruzalinhas: Mostra quais são as linhas de ônibus, trem e metrô passam perto de um lugar de São Paulo.

- Prestação de Contas da Câmara Municipal de São Paulo - Gráficos mostram os gastos por vereador, por partido, por categoria e por fornecedor.

- LegisDados - Projeto que disponibiliza dados do Legislativo Brasileiro.

- Deputados Analytics: Traz gráficos com informações sobre a atuação dos parlamentares que exercem mandato na Câmara dos Deputados.

- Painel de Acompanhamento do Recadastramento no novo Sistema de Cadastro de Fornecedores - Traz um mapa com as unidades cadastradoras e os fornecedores em cada estado.

- Acidentes de Trabalho por Categoria no Brasil: Dados de 2002 a 2009.

- Portal de Dados Abertos da Cultura no Brasil: Traz informações do setor em vários formatos.

- Meu Combustível: Embora não seja uma informação de governo, foi feito pelos hackers da transparência. O mapa informa onde há postos de gasolina e quanto cada um cobra pelo litro de combustível.


fonte: o globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário