segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DA TRAGÉDIA AO TRIUNFO - O DEUS QUE REESCREVE O ROTEIRO DA NOSSA VIDA

“O Eterno reescreveu o roteiro da minha vida quando abri o livro do meu coração diante dele” (Salmo 18.24 – Versão Contemporânea)


Não são poucas as situações que nos levam a perder o rumo da caminhada na vida. Quantas vezes nos encontramos diante de fatos e eventos que nos tiram o chão: um acidente, uma morte brutal, um diagnóstico inesperado de uma enfermidade sem cura, uma traição de uma pessoa de confiança, uma calamidade familiar, nacional e/ou natural... Ficamos como quem não sabe para onde ir, sem rumo, sem norte, sem propósito. Estas não são experiências de fácil digestão...

Perder o roteiro da vida é o mesmo que perder o sentido da existência. Isto foi o que aconteceu com Noemi, após a perda de seu esposo e seus dois filhos. Que sentido teria ainda a vida ? Que esperar de uma existência maculada por tamanhas tragédias ? Sem companheiro, sem filhos, em terra estranha e sem recursos ?

Este também foi o caso de outra personagem bíblica: Ana, esposa de Elcana. Ela não podia gerar filhos ao seu esposo. A situação de agonia de alma aumentava pelo fato que sua rival era fecunda e a provocava excessivamente em sua fraqueza. A descrição bíblica é de uma mulher depressiva: não comia, somente chorava, não encontrava motivação para viver em nada.

O caso do apóstolo Pedro após a negação traça linhas nesta mesma direção. Sua auto-afirmação de fidelidade: “jamais te deixarei”, era contrastada pelos fatos de sua seqüencial negação: “Não o conheço”. A melodia que embalou este evento foi o som de um galo a cantar... um canto que soou de maneira melancólica. Pedro voltou para casa, voltou a rotina do mar, voltou a pescar na busca de reencontrar o roteiro de vida que havia perdido.

Quanta gente esta assim ? Quantas pessoas nesse momento estão caminhando “sem lenço e sem documento”, mas ao mesmo tempo sem propósito e sem direção ? Quantas pessoas receberam um duro golpe da vida e não conseguiram mais se aprumar ?

O salmista nesta passagem supra citada faz menção deste tempo em sua vida: tempo em que se viu perdido. Mas Deus o sustentou e trouxe de novo o brilho dos olhos, a motivação da caminhada o sonho ao coração. “O Eterno reescreveu o roteiro da minha vida”.

Foi assim com Noemi que vivenciou dias de escuridão de sonhos. Até que o Eterno reescreveu o roteiro de sua vida. Levantou uma nora, que lhe foi mais preciosa que uma filha. Por intermédio dela, esta sua caminhada é lembrada até pelo nascimento de Jesus. Foi assim com Ana que teve sua história renovada quando Deus lhe abriu a madre, e ela concebeu não apenas um filho - mas Samuel, o grande juiz de Israel.

Assim como Deus reescreveu estas histórias, da tragédia ao triunfo, Deus reescreveu o roteiro da vida de muita gente. De José, nos dias do Egito. De Daniel lançado à cova dos leões. De Sadraque, Mesaque e Abede-Nego condenados à morte na Babilônia e lançados à fornalha ardente... Deus pode reescrever sua história de maneira vitoriosa e plena. Assim foi com o salmista, que nos inspira na mesma direção!

Pr Carlos Orlandi Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário